Falar ou escrever sobre um tema que está no imaginário das pessoas como ficção é um desafio. As teorias são muitas, os "saberes" são muitos, e aqui a proposta é apenas ampliar nossa capacidade de absorver novas realidades, não impor verdades. Da mesma forma quando viajamos para conhecer povos com culturas e tradições diametralmente opostos aquela na qual vivemos, onde buscamos respeitar, entender e nos adaptar, este é o desafio, ou seja: estar ciente de culturas não humanas e do que resultaria esta troca de informação; como reagiríamos e como seria uma convivência com outras humanidades, ou não humanos - inclusive inteligência artificial; como encararmos esta nova fase em projetos espaciais onde seremos os próximos alienígenas colonizando outros mundos. E se soubermos que existem planetas habitados por humanos, impossível ou algo que seria encarado com naturalidade? Descobriríamos nossa natureza, o eterno quem somos e de onde viemos?
Digo sempre que pensar é um exercício extraordinário, questionar e buscar meios para entender nosso mundo, sua diversidade, beleza e singularidade deveria ampliar nossa capacidade de querer ir mais longe, fazer um mundo melhor, e estarmos abertos à nova fase que chega com o avanço em novas tecnologias.
Enfim, estarmos abertos para saber perguntar e não ter medo de respostas que podem não ser a que queremos ouvir, ou assimilar, mas que nos dará muito tempo para reflexão.


Visite nosso site: www.senhoresdosceusirenia.com

Comentários

Postagens mais visitadas